sexta-feira, abril 02, 2010

Batalha Naval

Governo admite rescindir contrato dos submarinos

O governo está à espera de um parecer que o ministro da Defesa pediu à Procuradoria-Geral da República sobre o contrato dos submarinos, comprados em 2003, no Governo de Durão Barroso e Paulo Portas, quando o German Submarine Consortium ganhou o concurso no valor de 880 milhões de euros pela venda de dois submarinos Tridente. O i soube que o governo considera mesmo que em parte as contrapartidas assumidas pelos alemães definidas no contrato são inexistentes e noutra parte são mesmo falsas. O parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria foi pedido a Fernando Pinto Monteiro no dia 10 de Março, após uma reunião secreta entre representantes do Governo e da alemã Ferrostaal. A reunião não terá corrido bem. Os representantes do Governo fizeram saber à Ferrostaal que o Estado português considera a prestação das contrapartidas muito deficiente. O objectivo único da reunião era, assim, sondar os alemães para a necessidade de renegociar o contrato celebrado.

Reunião secreta
Após o encontro inconclusiva entre o governo e a empresa alemã, o ministro da Defesa pediu o parecer a Pinto Monteiro. O Procurador-Geral designou uma relatora do conselho consultivo para preparar o parecer, a procuradora Manuela Flores, mas a reunião onde este deverá ser analisado e discutido não está ainda marcada. Fonte da PGR espera, porém, que seja possível realizar-se ainda em Abril e admite a marcação de uma sessão extraordinária para o efeito (o Conselho reúne ordinariamente duas vezes por mês).

José Sócrates fez questão de dizer ontem no parlamento que "o Estado português cumpre a lei e honra os contratos e espera que os outros o façam". Porém, uma coisa é cumprir contratos válidos, outra, totalmente diferente, é cumprir contratos nulos ou anuláveis e baseados em contrapartidas falsas ou inexistentes.

Verificando-se que o Estado português foi enganado, o comportamento do governo terá necessariamente de ser diferente, sabe o i. Ora, o concurso dos submarinos está a ser sindicado por todos os lados.

O processo alemão por corrupção teve desenvolvimentos esta semana. O tribunal de Munique mandou prender Klaus Lesker, um ex-administrador da empresa Ferrostaal. Este é, assim, o segundo preso do processo, já que o seu assistente na empresa fora detido no início do ano. A revista "Der Spiegel" revelou ainda esta semana que o cônsul honorário de Portugal em Munique, Jurgen Adolff, terá recebido um suborno de 1,6 milhões de euros para dar um empurrão ao negócio. Na sequência da investigação, Adolff já foi suspenso pelo ministério dos Negócios Estrangeiros. O contrato da Ferrostaal com o governo de Durão Barroso é ainda objecto de uma comissão parlamentar de inquérito no Bundestag, o parlamento alemão. Em Portugal, há dois processos crime autónomos. Um sobre as contrapartidas, com dez acusados e que se encontra em instrução - tendo debate instrutório marcado para o dia 27 de Abril próximo - e um outro por corrupção, que está ainda em fase de inquérito.

Numa nota à imprensa, Durão Barroso negou ontem qualquer intervenção directa - para além da decisão tomada em Conselho de Ministros - e recusa-se a fazer qualquer comentário a um caso que decorre na justiça alemã.

0 comentários:

Enviar um comentário

A Diptera que te pariu.

Apesar de novo este moscardo já viu muita merda. Autor consagrado, dá agora vida a uma curiosa mosca que pode muito bem corresponder ao seu alter-ego. Numa entrevista que deu recentemente a uma publicação, de que não me lembro o nome, comentou a este propósito: “Até pode ser. Todos sabem que sempre tive uma asa pessoana e que curto essa coisa dos heterónimos. Agora, daí a dizerem que sou bipolar é um exagero. Gostava, mas já não tenho tempo para gerir a minha vida quanto mais duas.”

Mas afinal quem é esta mosca que nos faz rir com assuntos que até dão vontade de chorar?

O desmesurado tamanho dos olhos, mais do que miopia, revela uma profunda atenção a tudo o que o rodeia. As asas espelham uma atitude irrequieta que faz com que salte da merda do futebol para a merda da política, com a mesma facilidade com que pousa num croquete servido numa inauguração de merda ou na borda de uma das sanitas das casas de banho da procuradoria-geral da república.

É a mosca da televisão, a mosca na sopa das figuras públicas nacionais e estrangeiras e fica com a mosca sempre que pousa numa situação de merda.Adorava ser mosca para assistir aos esquemas dos corruptos, aos conselhos de ministros e aos banhos da Angelina Jolie.

Uma mosca que promete uma picada diária e que tudo fará para que nunca virar uma mosquinha morta.

Recebe Cartoons no teu email:

Deixa-os poisar

Share |