sexta-feira, abril 02, 2010

Batalha Naval

Governo admite rescindir contrato dos submarinos

O governo está à espera de um parecer que o ministro da Defesa pediu à Procuradoria-Geral da República sobre o contrato dos submarinos, comprados em 2003, no Governo de Durão Barroso e Paulo Portas, quando o German Submarine Consortium ganhou o concurso no valor de 880 milhões de euros pela venda de dois submarinos Tridente. O i soube que o governo considera mesmo que em parte as contrapartidas assumidas pelos alemães definidas no contrato são inexistentes e noutra parte são mesmo falsas. O parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria foi pedido a Fernando Pinto Monteiro no dia 10 de Março, após uma reunião secreta entre representantes do Governo e da alemã Ferrostaal. A reunião não terá corrido bem. Os representantes do Governo fizeram saber à Ferrostaal que o Estado português considera a prestação das contrapartidas muito deficiente. O objectivo único da reunião era, assim, sondar os alemães para a necessidade de renegociar o contrato celebrado.

Reunião secreta
Após o encontro inconclusiva entre o governo e a empresa alemã, o ministro da Defesa pediu o parecer a Pinto Monteiro. O Procurador-Geral designou uma relatora do conselho consultivo para preparar o parecer, a procuradora Manuela Flores, mas a reunião onde este deverá ser analisado e discutido não está ainda marcada. Fonte da PGR espera, porém, que seja possível realizar-se ainda em Abril e admite a marcação de uma sessão extraordinária para o efeito (o Conselho reúne ordinariamente duas vezes por mês).

José Sócrates fez questão de dizer ontem no parlamento que "o Estado português cumpre a lei e honra os contratos e espera que os outros o façam". Porém, uma coisa é cumprir contratos válidos, outra, totalmente diferente, é cumprir contratos nulos ou anuláveis e baseados em contrapartidas falsas ou inexistentes.

Verificando-se que o Estado português foi enganado, o comportamento do governo terá necessariamente de ser diferente, sabe o i. Ora, o concurso dos submarinos está a ser sindicado por todos os lados.

O processo alemão por corrupção teve desenvolvimentos esta semana. O tribunal de Munique mandou prender Klaus Lesker, um ex-administrador da empresa Ferrostaal. Este é, assim, o segundo preso do processo, já que o seu assistente na empresa fora detido no início do ano. A revista "Der Spiegel" revelou ainda esta semana que o cônsul honorário de Portugal em Munique, Jurgen Adolff, terá recebido um suborno de 1,6 milhões de euros para dar um empurrão ao negócio. Na sequência da investigação, Adolff já foi suspenso pelo ministério dos Negócios Estrangeiros. O contrato da Ferrostaal com o governo de Durão Barroso é ainda objecto de uma comissão parlamentar de inquérito no Bundestag, o parlamento alemão. Em Portugal, há dois processos crime autónomos. Um sobre as contrapartidas, com dez acusados e que se encontra em instrução - tendo debate instrutório marcado para o dia 27 de Abril próximo - e um outro por corrupção, que está ainda em fase de inquérito.

Numa nota à imprensa, Durão Barroso negou ontem qualquer intervenção directa - para além da decisão tomada em Conselho de Ministros - e recusa-se a fazer qualquer comentário a um caso que decorre na justiça alemã.

quinta-feira, abril 01, 2010

Dia das Mentiras

Dia das Mentiras 
in jornal i

Paul McCartney é fã do Everton. Essa é apenas uma das lacunas da mentira de 1 de Abril publicada ontem pelo jornal "A Bola": "Paul McCartney vai cantar duas músicas ao intervalo [no jogo Benfica-Liverpool]". O "Record" fica-se por um chamada de capa menos espampanante, mas mais polémica: "Governo cria regime de excepção, Queiroz vai ter David Luiz português", a propósito de uma suposta naturalização do central do Benfica.

As mentiras mais criativas deste ano estiveram na internet. Aqui vai uma pequena compilação.

Google
Na versão inglesa do motor de busca, cada vez que aparecia um resultado, o tempo de demora não aparecia em segundos, mas noutras "medidas de tempo" como "2.0 abanares de cauda de carneiro". A empresa anunciou ainda que ia mudar de nome para Topeka.

Youtube
Alta definição para quê? Ontem o YouTube propunha aos seus utilizadores que experimentassem a novidade "veja este vídeo em texto".

Starbucks
A cadeia de lojas de café anunciou no seu blogue dois novos tamanhos de copos: micra e plenty. O primeiro era minúsculo, o segundo era um balde de café do tamanho dos maiores de pipocas.

Wikipédia
Em destaque na página principal da enciclopédia estava um artigo sobre a venda de esposas: "Uma prática inglesa tradicional destinada a acabar com casamentos insatisfatórios."

Kodak
Avançou que vai começar a comercializar fotografias com cheiro: aromofotografia.

"The Guardian"
O jornal inglês dá uma boa notícia aos cidadãos sem internet de banda larga. "Um conjunto de furões equipados com modems vão furar o chão das zonas rurais e distribuir internet sem fios."

Gmail
A página de acesso a um dos fornecedores de email mais usados do mundo estava sem vogais.

"The Sun"
O tablóide convidou os leitores a lamber uma página, justificando que o jornal iniciava uma novidade na imprensa: as páginas com sabor.

Twitter
Pela rede social de microblogging circulou o boato de que Chuck Norris teria morrido. Impossível. Toda a gente sabe que a morte tem medo de Chuck Norris.





quarta-feira, março 31, 2010

Korruption

Ferrostaal soll Schmiergeld-Geschäfte für andere Firmen organisiert haben
in Der Spiegel Link

Dúvidas ensombram negócio celebrado com Ferrostaal
in RTP

Após o Governo ter suspendido de funções o cônsul honorário de Portugal em Munique Jurgen Adolff na sequência de uma investigação devido a suspeitas de corrupção no negócio de aquisição de dois submarinos para a Marinha Portuguesa - a revista alemã Der Spiegel avançou ontem que um cônsul honorário de Portugal terá recebido um suborno de 1,6 milhões de euros da Ferrostaal para dar um empurrão ao negócio - Francisco Louçã interrogou José Sócrates durante o debate quinzenal no Parlamento sobre a investigação judicial que decorre em Portugal e na Alemanha.


terça-feira, março 30, 2010

Mas ninguém sabe fazer contas?

Guerra de números na greve dos enfermeiros
 in Rádio Renascença

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses anunciou que a adesão à greve rondou os 90%. Na guerra de números, o Ministério da Saúde contrapõe a sua versão: 50%. A greve começou ontem e prolonga-se até quinta-feira de manhã. Hoje, segundo o Sindicato, os enfermeiros aderiram "em massa" à greve em vários hospitais do país. Em termos globais, diz a estrutura, regista-se neste momento uma adesão de cerca de 92%. "Até às 7h30, os nossos dados mostravam uma adesão na ordem dos 92,2%", disse o secretário-geral do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), José Carlos Martins, adiantando que nos hospitais de Trás-os-Montes, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Chaves, Peniche, Pombal e Alcobaça a adesão terá sido "de 100%". Na Área Metropolitana de Lisboa, a adesão à greve por parte dos enfermeiros terá sido de cerca de 94% "em quase todos os hospitais", segundo o mesmo dirigente sindical. Para esta hora estão organizados buzinões em Lisboa e em Setúbal. O protesto converge depois para o Ministério da Saúde e pode prejudicar o trânsito esta manhã.Os enfermeiros reclamam actualizações salariais, protestando contra o facto de os seus salários não serem equiparados, logo desde o início da carreira, aos de qualquer outro licenciado.


segunda-feira, março 29, 2010

Perdoai-lhes Senhor

“Acredito que Cristo era gay”

Deus criou pessoas e para elas não definiu orientação sexual. Portanto, todas devem poder casar-se, se assim o desejarem, diz a teóloga feminista Myra Poole que, porém, vai mais longe: "Acredito que Cristo era gay." Em entrevista à agência Lusa, por ocasião de uma conferência em Lisboa, para a qual foi convidada pelo grupo português do movimento internacional Nós Somos Igreja, a católica inglesa vinca: "Se as pessoas são homossexuais, é porque Deus as fez assim, está certo. Quem sou eu para dizer que Deus fez toda a gente heterossexual? Deus pode fazer o que quiser.". "Concordo com [o músico] Elton John. Penso que Cristo era gay. Porque era da natureza de Cristo escolher aquilo que seria mais difícil quando se tornou humano. E ser gay é, para um homem, uma das orientações mais difíceis de assumir", explica Myra Poole, conhecida pelas críticas ao Papado e à hierarquia eclesiástica. Activista pela ordenação de mulheres há mais de 20 anos e há mais de 50 integrada na congregação de irmãs Notre Dame de Namur, fundada em França, Myra Poole diz que a avançada idade lhe permite dizer o que pensa: "Já não me podem tocar, no passado já me queimaram na fogueira. É preciso pessoas na linha da frente, para dar coragem a todas as outras." Myra Poole começou por ser anglicana, devotando-se ao catolicismo já na universidade, e dedicou-se à educação de jovens mulheres gerindo duas escolas.

COM PENA DE BENTO XVI

Chegou a ser ameaçada de expulsão durante a Conferência Mundial de Ordenação das Mulheres, em 2001 (Dublin). Foi, recorda, um momento "catalisador" para "todas as mulheres da Igreja Católica", porque revelou que "é possível contornar o poder do Vaticano".  "Há coisas tão boas na Igreja que têm sido destruídas pela forma como a liderança tem agido", sustenta.  "Quanto mais olho para o actual Papa, mais sinto pena dele. Está preso numa cultura que não lhe fez bem, nem a ninguém no Vaticano, e também não fez bem às mulheres e aos homens", considera.  Defensora da ordenação de mulheres - "enquanto as mulheres forem cidadãs de segunda classe, podemos tratá-las como objetos, violá-las, violentá-las e mantê-las na pobreza" -, Myra Poole sublinha que não se pode falar em teologia "sem dois adjetivos": "Masculina e patriarcal". Assume-se como teóloga feminista cristã e o 'feminista' não está no centro por acaso: "Sou uma teóloga feminista - não se pode ser uma coisa sem a outra, porque o feminismo inclui mulheres e homens. O que o feminismo defende é que as mulheres têm o direito de ser consideradas totalmente humanas e não de segunda classe". Nesse sentido, embora defenda que os padres se possam casar, opõe-se a que tal aconteça antes da ordenação de mulheres. "Ao longo da História, do Império Romano à actualidade, as mulheres nunca foram incluídas na liturgia e por isso praticaram-na na periferia", lembra, referindo que nada mudou muito: "No século XXI, eles ainda pensam que somos bruxas! E além disso as bruxas podem ser boas ou más. É extraordinário!"

domingo, março 28, 2010

Padres pouco católicos

PJ investiga três novos casos de padres católicos
in Diário de Notícias

Sacerdotes da Madeira e de Lisboa são suspeitos de abusos sexuais. Ministério Público já acusou dois religiosos de igrejas evangélicas, um português e um estrangeiro. Um pastor evangélico português e um indivíduo estrangeiro, líder de um outro movimento religioso não católico, foram acusados pelo Ministério Público (MP) de abuso sexual de crianças. Neste momento, a Polícia Judiciária (PJ) está a investigar três novos padres católicos, dois na Madeira e um em Lisboa, pelos mesmos crimes, detectados em 2008 e 2009, apurou o DN. Tudo casos que chegaram ao conhecimento da polícia através de cartas anónimas de pessoas que frequentavam as respectivas paróquias.

A Diptera que te pariu.

Apesar de novo este moscardo já viu muita merda. Autor consagrado, dá agora vida a uma curiosa mosca que pode muito bem corresponder ao seu alter-ego. Numa entrevista que deu recentemente a uma publicação, de que não me lembro o nome, comentou a este propósito: “Até pode ser. Todos sabem que sempre tive uma asa pessoana e que curto essa coisa dos heterónimos. Agora, daí a dizerem que sou bipolar é um exagero. Gostava, mas já não tenho tempo para gerir a minha vida quanto mais duas.”

Mas afinal quem é esta mosca que nos faz rir com assuntos que até dão vontade de chorar?

O desmesurado tamanho dos olhos, mais do que miopia, revela uma profunda atenção a tudo o que o rodeia. As asas espelham uma atitude irrequieta que faz com que salte da merda do futebol para a merda da política, com a mesma facilidade com que pousa num croquete servido numa inauguração de merda ou na borda de uma das sanitas das casas de banho da procuradoria-geral da república.

É a mosca da televisão, a mosca na sopa das figuras públicas nacionais e estrangeiras e fica com a mosca sempre que pousa numa situação de merda.Adorava ser mosca para assistir aos esquemas dos corruptos, aos conselhos de ministros e aos banhos da Angelina Jolie.

Uma mosca que promete uma picada diária e que tudo fará para que nunca virar uma mosquinha morta.

Recebe Cartoons no teu email:

Deixa-os poisar

Share |